5 de dezembro de 2010

música como disciplina curricular.

dei por mim a imaginar que a música tem uma influência tão grande na vida das pessoas que deveria ser, de algum modo, incluída no plano de estudos. não deveríamos unicamente estudar música no básico, mas durante todo o secundário. mesmo que este seja já o estudo personalizado, a música é sempre um interesse comum.
tanto um médico como varredor de ruas gostam. ouvem. por isso, porque não inclui-la como cadeira decente?
os conteúdos não seriam unicamente música clássica, com mozart's e beethoven's mas actualidade, 90's, 80's, tudo! porque faz parte da cultura. porque mais do que saber o que é que aconteceu em 1544, os seres humanos precisam de saber falar. e as conversas de café pedem cultura. música é cultura.

por isso, por que não?

4 comentários:

  1. A melodias fazem parte das vidas mais comuns de um qualquer ser nesta terra... Elas vêm e vão como as ondas... Com elas sorrimos e choramos. Com elas relembramos aqueles que amamos, aqueles que nos fizeram sofrer e queremos esquecer. Recorda-mos com elas cenas da nossa história passada e pensamos num futuro imaginável e possível. Nelas podemos escrever o interior, o exterior, o tudo o que nos vai na alma ou a parte dela que nós mostramos ao mundo... Faz parte da vida da criança que chora e adormece com a música de embalar, faz parte do festejar o natal ou de uma cerimónia matrimonial. Faz parte de tudo o que é vivo e também do que é imaterial... Ouvimos uma melodia um dia e jamais nada foi igual...

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  2. (é pena o amor morrer e renascer tantas vezes ao dia, é algo tão bonito. mas torna-se tão feio e maldito quando se desfaz)

    E quando a este estudo de música, acho que seria essencial para nos compreendermos.
    tantas vezes a minha disposição altera-se se coloco uma música a tocar no meu mp4 quando ando pela cidade ou quando estou deitado em casa. tantas vezes, mesmo.

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amanhã talvez não